SERRA DOS MONTES ALTOS: Comissão da Assembleia aprova indicação para construção de parque eólico na Serra

Publicado por
Compartilhado

Tiago Marques | Redação 96FM

A Comissão Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a Indicação 21.375/2015 da deputada Ivana Bastos que pede a Implantação do Parque Eólico da Serra dos Montes Altos, relativizando o Decreto Estadual nº 12.486, de 29 de novembro de 2010, que Cria o Parque Estadual dos Montes Altos.

A maioria dos membros da comissão acompanhou o parecer favorável do deputado Sidelvan Nóbrega (PRB) na seção da comissão desta terça-feira (10). O processo da indicação foi encaminhado para o Departamento de Atos Oficiais da Assembleia Legislativa e tramitará em outras comissões da casa.

O Decreto Estadual 12.486 que cria o Parque Estadual proíbe a ocupação da área, vedando atividades exploratórias em seu território. A indicação foi apresentada na câmara, para possibilitar a expansão das empresas eólicas que atualmente estão vedadas de explorar o Parque.

“A nossa proposta vem de encontro aos anseios da população e dos gestores dos municípios que estão dentro da área do parque e que desejam a elaboração de norma legal relativizando o decreto, com a permissão da instalação de torres de captação dos ventos, pois trata-se, apesar da ocupação, de uma energia limpa que transforma vento em empregos e novas oportunidades.” – Disse Ivana Bastos na Justificativa da Proposta.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/ivanateixeira.bastos1/videos/986982264691645/?pnref=story” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Mobilização contra o parque eólico na Serra dos Montes Altos

Desde quando a proposta foi apresentada no final de Agosto, muitas críticas foram feitas à intenção de permitir a ocupação de áreas do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos. Recentemente a proposta foi tema de uma mesa-redonda promovida pelo Observatório do Semiárido da Faculdade Guanambi, na ocasião, mais de mil pessoas assistiram ao debate, onde a maioria dos participantes repudiaram a intenção de relativizar o decreto, pois acreditam que um obra deste porte, afetaria drasticamente o ecossistema da unidade de conservação, além de por em risco um vasto patrimônio arqueológico.

Com a notícia da aprovação na Comissão Diretora, defensores do parque marcaram uma nova reunião para debater o assunto e discutir formas de mobilização.

Esta postagem foi publicada em 11 de novembro de 2015 22:22

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024